
Construção de CMS para unificação de ferramentas e informações de produtos



CONTEXTO
Desenvolvemos uma ferramenta integrada para centralizar o cadastro das informações de produto feito pelos colaboradores das Lojas Renner S.A. (Renner, Camicado, Youcom e Marketplace). Antes, as equipes precisavam acessar três plataformas distintas para completar suas tarefas diárias. Nosso objetivo foi simplificar o fluxo de trabalho desses times, permitindo gestão de dados ágil e eficiente.
MINHA CONTRIBUIÇÃO
Como Product Designer Sênior, atuei na tríade de liderança da squad ao lado da PM e do Dev Lead para definir prioridades estratégicas e alinhar requisitos, conduzindo workshops com stakeholders, entrevistas de profundidade e análise de dados comportamentais para mapear dores e oportunidades. No Figma, desenvolvi protótipos de alta fidelidade e validei fluxos críticos junto ao time técnico e stakeholders. Também colaborei na evolução do Design System, garantindo consistência visual, responsividade e acessibilidade, e apoiei a equipe na implementação com uma transferência de conhecimento eficaz. Por fim, conduzi testes de usabilidade e monitorei métricas pós‑lançamento para promover melhorias contínuas, contribuindo para soluções mais eficientes, escaláveis e centradas no usuário.
DESAFIOS DE DESIGN x SOLUÇÕES
-
Ferramentas fragmentadas: Criação de uma ferramenta centralizada que unificou módulos e reduziu o tempo de execução de tarefas.
-
Múltiplas equipes: Integração das atividades realizadas por múltiplas equipas.
-
Escalabilidade futura: Desenvolvi estrutura modular que permite fácil adição de novos fluxos e funcionalidades.
-
Acessibilidade: Adotei padrões rigorosos de cores, legibilidade e tamanho para atender a um público diversificado.
-
Adaptação Cultural: Facilitei a transição com workshops de co-design e sessões hands-on, promovendo a aceitação dos stakeholders.
PROJETO
Aplicação CMS.
LINHA DO TEMPO
Agosto de 2023 - Dezembro de 2024.
PÚBLICO ALVO
Colaboradores das Lojas Renner S.A., principalmente dos times de enriquecimento e mídias (time de estúdio interno e fotógrados parceiros).
TAMANHO DA EQUIPE
Equipe multidisciplinar, composta por 14 pessoas.
PRINCIPAIS RESULTADOS ALCANÇADOS
-
Redução de 76,67% no tempo de execução de fluxos críticos;
-
Diminuição de 40% na taxa de cliques, atendendo e superando OKRs definidos.
01/
Discovery
Ferramentas:
-
Escopo;
-
Planejamento de discovery;
-
Pesquisa qualitativa/ Entrevistas de profundidade;
-
Workshops e Ferramentas de Co-design.
Durante o processo de discovery, meu objetivo central foi compreender profundamente o problema, alinhar expectativas e direcionar o projeto com foco estratégico. Para isso, conduzi workshops participativos com a PM, Dev Lead e stakeholders, usando técnicas como co-design, brainstorming e entrevistas de profundidade.
Workshops e Ferramentas de Co-design
Organizei sessões com stakeholders e times multifuncionais para mapear o ecossistema do produto, definir objetivos e construir um entendimento coletivo dos problemas. Utilizei técnicas como brainstorming, mapeamento de jornada e priorização MoSCoW. Acompanhei essas atividades com documentação colaborativa no Miro para registrar decisões e garantir alinhamento contínuo.
Pesquisa qualitativa/Entrevistas de profundidade
Em formatos semiestruturados, com duração de 60 a 90 minutos minutos com usuários, extrai insights ricos sobre motivações, dores e comportamentos. Posteriormente analisei as gravações por meio de análise temática para identificar padrões, criar personas, mapear jornadas e priorizar funcionalidades de forma estratégica.
Esses métodos permitiram mapear com precisão os pontos de dor internos e definir requisitos de forma estratégica. Com base nesses insights sólidos, selecionei e priorizei funcionalidades que realmente agregavam valor ao negócio e ao usuário, garantindo que o design fosse embasado em necessidades reais e perspectiva estratégica.
Abaixo estão alguns padrões identificados:
98%
dos usuários passavam grande parte do seu dia executando tarefas repetitivas.
7-15min
era o tempo de execução das atividades para um produto.
85%
dos usuários precisavam encontrar formas de realizar suas atividades, pois as ferramentas não tinham todos os recursos necessários.
50%
dos usuários precisam executar suas atividades manualmente, pois a ferramente não possuia os recursos necessários.
02/
Idealização
Ferramentas:
-
Blueprint AS IS
-
Estudo de personas
-
Mapeamento da jornada do Usuário
Para garantir que as decisões de design fossem fundamentadas em insights sólidos e refletissem as reais necessidades dos usuários, adotamos três ferramentas fundamentais durante a etapa de ideação: blueprint AS IS, estudo de personas por jornada de uso dos produtos/área, mapeamento da jornada do usuário e estudo das ferramentas existentes. Em conjunto, essas abordagens foram estratégicas para detectar problemas, priorizar soluções e alinhar o produto às expectativas de diferentes públicos.
Blueprint AS IS
Utilizamos o blueprint para mapear todas as etapas e interações do produto de forma clara e visual, garantindo que equipes e stakeholders tivessem uma visão unificada do fluxo. Dessa forma, conseguimos identificar lacunas, alinhar expectativas e priorizar melhorias, tornando o desenvolvimento mais eficiente e fundamentado em dados concretos.
Estudo de personas
Permitiu o aprofundamento nas motivações e comportamentos de cada perfil, ajustando o design às demandas específicas.
Mapeamento da Jornada do Usuário
Paralelamente, aplicamos o Mapeamento da Jornada do Usuário para entender cada fase de uso, bem como as motivações e dificuldades enfrentadas pelos usuários ao longo do processo. Dessa forma, identificamos pontos críticos e oportunidades de melhoria, possibilitando o alinhamento de expectativas, priorização de soluções e construção de uma experiência mais eficiente e fundamentada em dados concretos.


LEGENDA: IMAGENS DE REFERÊNCIA AO BLUEPRINT AS IS

LEGENDA: IMAGEM DOS FLUXOS MAPEADOS




LEGENDA: FERRAMENTAS AS IS
03/
Prototipação
Na etapa de prototipação, os trabalhos foram iniciados do zero, criando arquivos e elaboração do Style Guide, encaminhamento para Design System, até o desenvolvimento de protótipos funcionais realistas e de alta fidelidade para validação com os stakeholders.








04/
Validação
Na sequência do período de prototipação, conduzi testes de usabilidade de forma não moderada com ferramentas como Maze, e de forma moderada por videoconferência.
Os estudos foram fundamentais para coletar insights valiosos e identificar falhas de interface, fluxo e usabilidade de maneira precoce, antes da fase de desenvolvimento da solução. Essa abordagem proativa garantiu um refinamento eficaz do produto, assegurando uma experiência do usuário otimizada e alinhada com as expectativas e necessidades do público-alvo.

LEGENDA: HEATMAPS DOS TESTES DE USABILIDADE

LEGENDA: DOCUMENTAÇÃO DE RESULTADOS
05/
Handoff
Além da entrega das interfaces e passagem de todo o conhecimento por funcionalidade ao passo que eram concluídas, foi possível permanecer próximo aos desenvolvedores, com disponibilidade total para esclarecer dúvidas e revisar pontos de melhoria que poderiam ser tecnicamente mais interessantes e tratados pela interface.














